BRASÍLIA, DF – Apenas 06 cursos de Medicina no Brasil, recebem nota máxima do Ministério da Educação. (Colaboração Agência Brasil)
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, dia 11 de abril, os resultados da avaliação de 309 Cursos Brasileiros de Medicina, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Apenas seis Cursos receberam a nota máxima (05) na avalição, sendo que cinco deles estão no Estado de São Paulo, inclusive o único publico entre os seis - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O outro Curso está em Minas Gerais.
Os cinco privados entres os seis mais bem avaliados são:
- Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/ SP) – Privada
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP) – Privada
- Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG) – Privada
- Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) – Privada
- Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP) – Privada
Conceitos: Ainda em relação ao curso de medicina, quatro ficaram sem avaliação por não terem formandos ou em quantidade reduzida. Outros 119 cursos tiveram nota 4, enquanto que 156, nota 3, outros 22 tiraram nota 2, e dois ficaram com a nota 1.
O conceito final é extraído das avaliações do desempenho dos estudantes, da infraestrutura e instalações das instituições, dos recursos didático-pedagógicos, do corpo docente e de um questionário para o estudante.
Saúde na frente: Ao todo, o Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Segundo o MEC, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67).
Os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22) e de segurança do trabalho (52,62) também tiveram destaque.
O Enade avaliou as seguintes áreas em bacharelado de agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica e engenharia química.
Entre os cursos da área de saúde, além de medicina, foram avaliados os de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia.
E, da área de tecnologia, fizeram a prova formandos nos cursos de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.
A distância: Ao todo, 7.857 cursos presenciais foram avaliados e 492 tiveram o mais alto conceito (o que representa 5% do total). Entre os cursos à distância, estudantes de 623 cursos fizeram o Enade e apenas seis tiveram o mais alto conceito (o que significa 0,9%).
Comentários: