Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

Notícias/Meio Ambiente

ÁGUAS DAS AGULHAS NEGRAS ENVIA MAIS DE 21 MIL LITROS DE ÓLEO VEGETAL USADO PARA RECICLAGEM

Estudos comprovam que um litro de óleo tem capacidade para poluir cerca de 20 mil litros de água.

ÁGUAS DAS AGULHAS NEGRAS ENVIA MAIS DE 21 MIL LITROS DE ÓLEO VEGETAL USADO PARA RECICLAGEM
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

RESENDE, RJ - Programa “Trata Óleo” da empresa Águas das Agulhas Negras, recolhe cerca de 22 mil litros de óleo usado. 

A concessionária Águas das Agulhas Negras, em Resende, recolheu entre janeiro a julho deste ano, 21.565 litros de óleo de cozinha usado. 

A ação faz parte do projeto “Trata Óleo”, onde o principal objetivo da Concessionária de Água e Esgoto, é dar destinação correta ao produto e evitar que ele polua o Meio Ambiente. 

Publicidade

Leia Também:

O volume de óleo destinado para reciclagem corresponde a 216 piscinas olímpicas de água preservadas. Além disso, só nesse lote, foram evitados que mais de 73 mil quilos de emissão de gases, fossem para atmosfera.
 
O Trata Óleo é uma iniciativa do Grupo Águas do Brasil que promove a reciclagem inteligente do óleo de cozinha usado. 

A ação que contribui com a preservação ambiental e o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário. 

Depois de reciclado, o óleo passa por um processo de purificação, eliminando restos de comida e demais sólidos para, então, ser destinado à produção de biocombustível. 

O óleo é matéria-prima para a produção de diversos produtos, como ração animal, sabão e tintura automotiva.
 
Cada litro de óleo coletado para reciclagem é relacionado à quantidade de água preservada e ao controle de emissão de gases poluentes na atmosfera. 

Tem ainda a questão financeira m, pois gera pontuação em ICMS ecológico para o município desenvolver ações de preservação ambiental. 

Estudos comprovam que um litro de óleo tem capacidade para poluir cerca de 20 mil litros de água. 

Além disso, o resíduo pode danificar as tubulações de esgoto, prejudicando os processos de coleta e tratamento do efluente.
 
“O Trata Óleo é reconhecido como uma importante iniciativa de coleta seletiva. Temos o apoio da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) e da Secretaria Municipal de Educação, onde trabalhamos de forma conjunta a conscientização da comunidade escolar, com mais de dois mil alunos sensibilizados pelo programa desde a sua implantação. Também contamos com o apoio dos estabelecimentos comerciais, seja na destinação do óleo usado por eles ou abrindo espaço para a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que atendem a população residencial”, explicou Priscila Berbert, idealizadora do Trata Óleo e responsável pelo programa em Águas das Agulhas Negras. 

Outras informações sobre como participar e endereços de Pontos de Coleta estão no endereço: https://trataoleo.grupoaguasdobrasil.com.br

 

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!