Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Economia

AGÊNCIA FITCH CONCEDE À CAIXA NOTA MÁXIMA DE QUALIDADE NA GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS

A avaliação da Agência é anual e a CAIXA não atingia essa nota desde 2016

AGÊNCIA FITCH CONCEDE À CAIXA NOTA MÁXIMA DE QUALIDADE NA GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Foto: Marcello Camargo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A CAIXA teve o seu Rating de Qualidade de Gestão de Investimentos elevado para o nível Excelente, segundo a agência Fitch. A nova posição indica que o banco conquistou capacidade de investimento e características operacionais compatíveis com o mais alto grau de avaliação da agência.

Com mais de R$ 421,7 bilhões de ativos sob gestão (jun/21), a CAIXA é a quarta maior gestora de fundos de investimento do país, com 6.95% de participação no mercado local, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Está em processo de avaliação pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a autorização para que a Caixa DTVM SA, subsidiária integral da CAIXA, inicie suas operações atuando como o braço de gestão de fundos de investimento do conglomerado.

Publicidade

Leia Também:

A importância da franquia CAIXA, somada à disciplina do processo de investimento, gestão de risco, desempenho dos fundos em relação à indústria, estrutura organizacional e de atendimento ao cliente foram fatores determinantes para a obtenção da Nota ‘Excelente’, resultado que reflete a excelência da atual gestão do banco.

Destaca-se também a implantação e evolução de sistemas que contribuem com os controles e eficiência da gestora, bem como a solidez da área de Risco e Controles internos do banco.

A agência Fitch apontava, desde 2017, deficiências nesses aspectos, tais como a necessidade de melhorias nos sistemas de controle e custódia, na integração de sistemas e fluxos de trabalho, e na “boletagem” da mesa de operações. Portanto, as melhorias foram implementadas no último exercício e o resultado da avaliação refletiu a excelência da atual gestão.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!