Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Saúde

TRÊS RIOS DIVULGA BALANÇO DE INVESTIMENTOS NA SAUDE PÚBLICA

Resultados que fizeram do município, referência em alguns serviços com investimentos no atendimento mais humanizado, universal e integral

TRÊS RIOS  DIVULGA BALANÇO DE INVESTIMENTOS NA SAUDE PÚBLICA
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

TRES RIOS, RJ Prestação de Contas Saúde Pública

Três Rios, um dos principais municípios do interior do Estado do Rio, vem nos últimos meses, se destacando no segmento da saúde pública, sendo inclusive, referência com alguns dos serviços de atendimento, com ações que valorizam a humanização e os conceitos de assistência Universal e Integral. Por meio de uma prestação de contas feita aos moradores da cidade, pelo poder público, é possível dimensionar que os investimentos e as escolhas dessas ações, trouxeram resultados positivos. Entre eles, estão as obras realizadas com recursos próprios. A prefeitura de Três Rios, já concluiu 15 intervenções entres obras e reformas. São investimentos na melhoria das estruturas e equipamentos das Unidades de Saúde Pública, que fazem parte de metas traçadas pelo governo, para a recuperação de toda Rede, que segundo os atuais gestores, estavam sucateadas, com “algumas dependências em situação de insalubridade”. Duas importantes unidades, são: a UBS de Ponte das Garças, que foi toda reformada em uma parceria entre as secretarias de Saúde e Defesa Civil e Obras e Habitação. Outra UBS, já praticamente pronta é a do Bairro Triângulo, que depois de mais de dois anos, irá retornar ao bairro, satisfazendo uma antiga reivindicação dos moradores. Até então eles tinham que se deslocar para uma via (Av. Alberto Lavinas), para ter acesso a atendimento médico. O cronograma de reformas e obras vai beneficiar ainda os bairros do Cariri, Pury´s, Vila Nova, Jaqueira e Werneck Marine. Esta última UBS está fechada há mais de quatro anos e utiliza, desde então, as salas da Igreja do Cantagalo.

Centro de Saúde da Mulher: oferece um conjunto de serviços para amparar e melhorar a qualidade de vida das mulheres de Três Rios. Os números revelam que entre atendimentos, consultas e exames, os serviços saltaram de 4.712 no 1º quadrimestre de 2021, para 7.000 nos primeiros quatro (4) meses deste ano. Dados que representam mais de 40% de procedimentos que valorizam a vida das trirrienses. “Durante muito tempo, nós mulheres de Três Rios, tivemos como principal problema na rede municipal de saúde, a dificuldade de ter acesso aos serviços e procedimentos específicos e agora essa dificuldade não existe mais. Isso sem dúvida alguma foi um grande ganho para nós” comenta a Comerciária Ana Beatriz Camargo. A falta de um atendimento especializado e de um local adaptado, fez com que a Prefeitura de Três Rios enfatizasse a busca pela solução do problema. O Centro está localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com espaço com estrutura moderna e profissionais especializados.

Publicidade

Leia Também:

Saúde Bucal: os atendimentos odontológicos na atenção primária, foi uma das ações que trouxeram bons resultados para a setor da Odontologia Pública. A prestação de contas mostra que os procedimentos, que somaram 18.983 no 1ª quadrimestre de 2021, passaram para 38. 322 nos primeiros quatro meses deste ano. Um acréscimo de mais de 100%. São atendimentos realizados com tratamentos concluídos. Para o prefeito de Três Rios, Joa, com base nesses números, não outro caminho senão continuar perseguindo a melhoria nos serviços públicos. “Estamos investindo muito na melhoria das condições de nossas Unidades de Saúde. Era o que eu mais ouvia dos moradores e, agora como prefeito, tenho oportunidade de coordenar uma equipe capaz e eficiente, a ponto de nos trazer esses excelentes números. Sempre defendi melhorar as estruturas e dar mais condições de trabalho e de atendimento aos nossos servidores e assim oferecer mais qualidade ao cidadão. Procuro cumprir as nossas metas para que a população receba o melhor tratamento médico possível. Quero poder andar pelas ruas e ouvir dos que me elegeram, que estou cumprindo com o que sempre defendi”, disse Joa.

Bemposta: entre as ações solicitadas aos gestores da saúde, pelo atual governo, está a de oferecer condições para que a população pudesse ter atendimento nas Unidades Básicas de Saúde dentro da própria região em que mora. Uma dessas ações ocorreu no Distrito de Bemposta, uma região que nunca havia tido um consultório dentário. Teve o serviço inaugurado este ano, e a partir deste mês de julho, o distrito também passou a contar com um aparelho de RAIOS X para o consultório odontológico.

Saúde Mental: na Saúde Mental, a Prefeitura ampliou os serviços disponibilizados nos CAPS II e no CAPS – AD (Centro de Atenção Psicossocial), com a inauguração do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, referência no suporte para pacientes em sofrimento psíquico. O Ambulatório atua na complementação do atendimento dos CAPS, CAPS II e aos demais serviços oferecidos pela Rede de Saúde Municipal e, nos primeiros quatro (4) meses deste ano (2022), já serviu de suporte e amparo a mais de 3 mil pessoas. De acordo com prefeito, as dificuldades econômicas não foram impedimentos para ampliar os serviços de saúde no sentido de atender a todas as pessoas que precisam. “Vamos avançar com a melhoria e a oferta de mais serviços que possam dar integralidade de forma humanizada aos atendimentos da saúde trirriense”. Comentou Joa. A consolidação da política de saúde mental e a oferta de serviços de amparo aos que sofrem de transtorno mental, têm feito com que cada vez menos cidadãos trirrienses, vivam o drama da não convivência com amigos e parentes. “Não é nada fácil presenciar os dramas pessoais de quem sofre de algum transtorno que necessite de internação prolongada. Sempre tive o sonho de oferecer melhores condições de vida para que essas pessoas em dificuldade psíquica, possam se integrar à sociedade de forma digna e humana. Estamos conseguindo e vamos ampliar muito nesse segmento”. Explicou o prefeito Joa.  

O atendimento é feito no Ambulatório de Saúde Mental, na Rua da Maçonaria, nº 181, em Três Rios, das 07h às 16h, onde há uma equipe multiprofissional composta por sete psicólogas, dois psiquiatras para atendimento de adultos e 1 psiquiatra para atendimento de crianças e adolescentes, além de assistentes sociais e da estrutura administrativa. Os agendamentos são feitos por encaminhamento a partir da Atenção Primária ou outros serviços. Para as primeiras consultas, é feito acolhimento inicial por uma psicóloga, que encaminhará conforme cada caso. O Ambulatório Ampliado também tem interface com outros dispositivos da saúde mental como os CAPS e outros setores como Saúde da Mulher, NASF, e intersetorial com a Educação, Promoção Social, Justiça, Conselho Tutelar, CEAM, bem como parcerias com as Práticas Integrativas e Complementares – PICs.

Comentários:

Veja também

Secom Governo do Estado do Rio
Secom Governo do Estado do Rio

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!