VALE DO CAFÉ, RJ Setur-RJ investe e apoia o Turismo em cidades do Vale do Café
O Governo do Estado do Rio, por meio do Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca e equipe, anunciou recentemente que cidades do Vale do Café, fazem parte dos investimentos e apoio da Setur-RJ para aquecer ainda mais o turismo no interior.
Conservatória, distrito de Valença, a chamada Capital Nacional da Seresta, por exemplo, irá receber ainda este ano, o Projeto Container Instagramável #Inverno. O mesmo projeto, na versão #Verão, acabou de fazer grande sucesso na capital fluminense.
Outras grandes boas novidades para o setor do turismo, divulgadas pela Setur-RJ, foram as confirmações de que dois dos principais festivais do Estado do Rio, terão esse ano, o apoio do Estado para retomar sua pujança.
O Festival Vale do Café terá dois finais de semana: Está confirmado para julho, após retornar no ano passado com grande êxito. O Festival Vale do Café em 2024, foi a principal pauta em recente reunião, entre o secretário Gustavo Tutuca, acompanhado do assessor especial da Setur-RJ e coordenador das ações de turismo no Vale do Café Wanderson Farias, e a produtora Roberta Kelab, da Backstage, responsável pelo festival. Na reunião, ficou alinhado o apoio da Secretaria de Turismo ao evento, assim como em 2023.
Dois Finais de Semana: Uma das novidades para esse ano é que ao invés de um, serão dois finais de semana de Festival Vale do Café em julho. Com isso, mais fazendas, mais produtores e restaurantes poderão participar, assim como mais shows para levar lazer aos turistas.
Novas participações: Está prevista também para esse ano, a participação especial dos produtores de Queijos Artesanais, Cafés e Cachaças. Eles fazem parte do mais novo Arranjo Produtivo Local (APL), Vale do café. Outras fazendas também vão participar, como a Florença em Vassouras, por exemplo. "O Festival Vale do Café já é uma tradição no interior do Estado. A retomada em 2023, com o apoio da Setur-RJ, já havia demonstrado sua força e o nosso secretario Gustavo Tutuca, faz questão de que em 2024, a tradição dos grandes festivais do passado, seja recuperada e alcance ainda mais a pujança que o Vale merece. Aguardem, que teremos grandes eventos.", comentou Wanderson Farias.
Conservatória sediou a reunião do APL do Vale do Café: Gustavo Tutuca, fez questão de participar, ao lado de autoridades e representantes do trade local, do evento de lançamento do APL do Vale do Café, ratificando o apoio da Setur-RJ e da TurisRio, às ações de fomento à produção regional. O evento, que ocorreu na primeira semana de março, reuniu centenas de pessoas em Conservatória, Valença, onde ocorreu a primeira reunião com os produtores de Café, de Queijo Artesanal e de Cachaça. Eles fazem parte da cadeia produtiva do turismo.
O Hotel Vilarejo, foi palco das novas propostas para o segmento, como a indicação Geográfica prevista pelo Sebrae e o lançamento do decreto aprovado, que autoriza os produtores a comercializar os queijos artesanais.
Outro destaque da programação foi a apresentação dos produtos do APL do Vale do Café, por meio de um curso de Engenharia Química. Também houve degustação de queijos premiados, cachaças e cafés especiais produzidos na região. “Os produtos regionais do Vale do Café ajudam a criar a identidade dos municípios e junto com o artesanato local reforçam a característica de cada cidade, que tanto atrai os visitantes e amantes da gastronomia regional. Recentemente, lançamos no estande do projeto Verão #tônoRio, em Copacabana, os folderes de divulgação sobre as rotas desses produtos, em uns dos principais pontos turísticos do Rio, justamente, para atrair ainda mais visitantes para região. Agora, com o fim do verão, já estamos focados nas próximas estações que tão bem fazem para o turismo. Não estamos medindo esforços para que o nosso setor turístico, seja uma fatia ainda maior para economia do interior e do Estado do Rio”, finalizou o Secretário Gustavo Tutuca.
Comentários: