Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Turismo

REGIÃO LIGADA À HISTÓRIA DO “OURO VERDE” APROVEITA O DIA MUNDIAL DO CAFÉ PARA INCENTIVAR O TURISMO

O Vale do Café reúne experiências completas para visitantes que amam a bebida

REGIÃO LIGADA À HISTÓRIA DO “OURO VERDE” APROVEITA O DIA MUNDIAL DO CAFÉ PARA INCENTIVAR O TURISMO
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VALE DO CAFÉ, RJ 24 de abril, Dia Mundial do Café / Colaboração de Luísa Avelino e fotos divulgação 
 
O Café está entre as bebidas mais consumidas do mundo. Alguns dizem que é a segunda mais consumida em todo planeta. 

Uma bebida tão importante e famosa, que inclusive tem sua história intimamente ligada à região do Vale do Paraíba, localizada entre Rio de Janeiro e São Paulo. 

Entre os anos de 1850 e 1870, a região, também conhecida como Vale do Café, foi responsável por produzir 80% de todo o café consumido no mundo.

Publicidade

Leia Também:

Se hoje o café é tão popular mundialmente, certamente teve a contribuição do Vale do Café que, na época, teve sua história tristemente ligada a escravidão e ao mau uso do solo, que acabou por extinguir a cultura cafeeira, conhecida à época com o “Ouro Verde” 
 
Há uma década, porém, diversas iniciativas deram nova vida ao café regional, no interior do Rio, e os imponentes casarões voltaram a receber a paisagem dos arbustos e suas ‘frutinhas vermelhas’ que despontam exatamente nesta época do ano, entre março e abril.
 
“Visitar fazendas históricas que hoje investem na produção cafeeira é uma visita ao passado com gosto de presente, pois o café é cultivado de maneira orgânica e sustentável na maior parte delas, oferecendo uma experiência rural e conhecimento para a vida toda”, comentam de forma geral, os produtores de café. 
 
Uma das fazendas que oferecem esta experiência completa é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras. 

Um belo casarão histórico, totalmente restaurado e decorado com móveis originais que resgatam a vida dos barões do café. 

Mantém a antiga divisão entre área social, área íntima e até as alcovas, que são quartos sem janelas antigamente utilizados para abrigar os caixeiros viajantes. Uma parte da história que jamais deve ser esquecida.
 
A Fazenda São Luiz da Boa Sorte abriga o único Museu do Café do Estado do Rio de Janeiro, com exposição de antigos utensílios e máquinas de beneficiamento de café. 

É um dos pontos de partida para ver e passear pelo cafezal, que fica ao lado. 

O prédio também reúne o espaço de Memória dos Escravizados, relembrando símbolos da cultura africana e personagens que fizeram a história como Manuel Congo e Mariana Crioula, líderes da maior insurreição negra ocorrida na região.
 
O café é ingrediente especial na São Luiz da Boa Sorte, aparecendo em doces e compotas, com destaque para o  pudim de café, que está entre os favoritos dos hóspedes. 

O café também vira ingrediente de drinks elaborados que utilizam cachaça artesanal e temperos da horta.
 
E que tal participar da colheita e ainda aprender técnicas de preparo de um café especial? 

A Fazenda Alliança Agroecológica é produtora de café orgânico certificado. O Café Durini, que é totalmente produzido na fazenda, desde a colheita até a torra. 

A estrutura original preserva os canais criados pelo antigo barão, que faziam a separação dos grãos e o conduziam até os terreiros, usando a força da água. 

A tulha, onde as sacas eram armazenadas, hoje ganhou um salão para eventos e cafeteria, onde inclusive acontece a torra. 
 
O evento "Do Pé à Xícara", que ocorre 1 vez por mês, oferece imersão neste universo do café especial, com passagem pelo cafezal, pelo método de secagem artesanal e descascamento. 

A produção em pequena escala oferece uma percepção mais completa das etapas, que é concluída com um workshop de preparo de café especial conduzido pelo barista e mestre em torra Bruno Couto. 

A próxima data será em 20 de maio, com garantia de brunch preparado com a produção orgânica da fazenda e, claro, degustação de café.
 
Contatos: 
 - Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras, RJ. Oferece hospedagem, eventos artísticos e visitas guiadas. (24) 99991-1234 | centraldereservas@fazendasaoluizdaboasorte.com.br 

- Fazenda Alliança Agroecológica em Barra do Piraí, RJ. Oferece hospedagem, eventos de café e visitas guiadas para grupos. 
Evento Do Pé à Xícara: 20/05, sábado, das 10h às 14h (24) 98807-6146 reservas@fazendaallianca.com.br


 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!