RADAR PORTUGAL / Um olhar sobre Portugal e sua gente Por colaboração de Marcelo Almeida - com fotos divulgação, reprodução Internet, André Alves/Asfcolabs e Victor Souza/Movephoto
Há quem acredite que a cidade do Porto, em Portugal, recebeu este nome tão somente por causa de sua tradição marítima. De fato, a influência naval tem contribuição indiscutível.
No entanto, nem tantos talvez saibam, que a origem do Porto remonta a um povoado celta e que, posteriormente, foi tomado pelos romanos denominado Portus Cale, ainda antes de Cristo. De Portus Cale surge o nome Portugale, e por fim, Portugal como mundialmente conhecido.
E foi justamente neste Porto, pitoresco e aprazível, que optei por me ancorar, há cerca de dois anos. Falar do Porto, significa acima de tudo, explorar as suas íngrimes vielas e se deleitar com os seus consagrados vinhos.
Mas como entusiasta do futebol que sou, acredito que até mesmo, em uma despretensiosa partida do velho esporte bretão, também consegue-se desfrutar de certos aspectos culturais locais. Daí, numa típica noite de sábado do sempre úmido janeiro portuense, decido aventurar-me pelas bandas do imponente Estádio do Dragão, a terceira maior arena do país em capacidade com cerca de 50.000 espectadores, e que no século passado chamava-se Estádio das Antas, em referência à região onde se localiza.
Em campo, ou no relvado - em bom português de Portugal -, estão o anfitrião alvianil FC Porto e o alvirrubro visitante Braga, da cidade de mesmo nome, e mais antiga de Portugal criada no ano 16 A.C., e com maciça concentração de imigrantes brasileiros.
Por conta dessa invasão brasileira, alguns a apelidaram de Bragasil, ainda que Braga seja mais conhecida como a “Roma Portuguesa” devido a certas semelhanças com a capital italiana como diversos jardins floridos e cerca de oitenta igrejas, e também como a “Cidade dos arcebispos” em virtude da importância dos arcebispos no desenvolvimento da cidade.
Para os apreciadores de arquitetura eclesiástica, Braga e a vizinha Bom Jesus de Braga são, sem dúvida, paragem obrigatória. Bom Jesus, em especial, se destaca por acolher um Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO, que é o mítico Santuário do Bom Jesus do Monte, com os seus 537 degraus que levam até a igreja no topo.
De volta ao futebol, diante de cerca de 40 mil presentes, e em noite inspiradíssima do meia ofensivo Pepê - ex-Grêmio de Porto Alegre, o Porto, que hoje dispõe de sete jogadores brasileiros - o goleiro reserva Samuel Portugal, o lateral esquerdo Wendell, o veterano zagueiro naturalizado português Pepe, o também zagueiro Otavio, os meias Galeno e Pepê, e o centroavante Evanilson - venceu o jogo por 2 a 0, com o primeiro gol de cabeça de Fábio Cardoso e, de pênalti Evanilson deu números finais ao placar.
Comentários: