Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Domingo, 16 de Junho de 2024

Notícias/Mundo

OLIMPÍADAS DE INVERNO E SUAS CURIOSIDADES EM 2022

As disputas entre 91 países vão até o dia 20 de fevereiro

OLIMPÍADAS DE INVERNO E SUAS CURIOSIDADES EM 2022
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

PEQUIM, Jogos Olímpicos de Inverno  (Por João Gabriel Andrade Ribeiro - Formando em Jornalismo – Estágio Supervisionado com fotos divulgação) Supervisão Adriano Lizarelli Paes – Jornalista Editor.

Os Jogos Olímpicos de Pequim já começaram, com grandes atletas representando suas federações em busca do topo do ranking de medalhas. Federação brasileira tenta sua primeira medalha nos Jogos de Inverno. Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 começou no dia 2 de fevereiro, em Pequim, na China, com a abertura oficial ocorrida no dia 4, sexta-feira. Após sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 2008, as Olímpiadas voltam à capital chinesa após 14 anos, se tornando a primeira cidade a sediar os jogos em duas estações distintas. Reaproveitando algumas instalações da última edição, a competição mais fria do calendário olímpico promete muitas emoções e alegrias para os amantes dos jogos de inverno. A edição deste ano conta com a Bing Dwen Dwen,um carinhoso panda que simboliza a pureza, a força, a vivacidade e representa as crianças. Dividido em quinze modalidades, entre elas o salto de esqui, o snowboard, o hóquei no gelo, o curling e outros esportes empolgantes, as Olimpíadas de Inverno de 2022 contam com 91 países que disputam até o dia 20 de fevereiro o ranking de medalhas da temporada atual. Em 2018, na última edição, que teve como sede a cidade Pyeongchang, na Coreia do Sul, a Noruega liderou a tabela de medalhas, com 39 participações no pódio, seguida da Alemanha (31) e Canadá (29).

Tendo sua primeira edição em 1924, em Chamonix, na França, a atual edição promete ficar marcada na história dos Jogos Olímpicos de Inverno em relação aos atletas. A norte-americana Mikaela Shiffrin, no esqui, e o japonês Hanyu Yuzuru, na patinação artística, buscam a terceira medalha de ouro consecutiva. A tcheca Ester Ledecká, primeira mulher a conseguir a medalha de ouro em duas modalidades distintas (esqui e snowboard) também é um dos destaques dos jogos desse ano. Por último, a lenda do snowboard masculino, o americano Shaun White disputará sua quinta olimpíada, em busca do quarto ouro. A Federação Brasileira tenta uma medalha inédita na edição de 2022 das Olimpíadas de Inverno. Estreando na edição de 1992, com sede em Albertville, na França, o Brasil vem para sua nona participação consecutiva nos Jogos Olímpicos de Inverno, cercado de neve e gelo, características não comuns ao clima tropical, típico da maioria das regiões brasileiras. Tendo como melhor participação o nono lugar de Isabel Clark, no snowboard, nos jogos de 2006 em Turim, a federação brasileira conta com alguns nomes para encerrar o jejum de medalhas nas Olimpíadas de Inverno. Sendo uma referência brasileira nos esportes de inverno, Jaqueline Mourão vai para sua oitava edição das olimpíadas, tornando-se a brasileira com mais passagem pelos jogos, superando a jogadora de futebol Formiga, que acumula sete participações. Além da Jaqueline, o membro da equipe de bobsled Edson Bindilatti esteve presente em cinco edições, sendo um dos únicos atletas que participaram das Olímpiadas de Inverno e de Verão. Após Pequim 2022, o atleta irá se aposentar. Jaqueline e Edson, devido à toda representatividade que ambos têm no esporte olímpico, foram os porta-bandeiras brasileiros na cerimônia de abertura dessa edição. A edição de 2022 dos Jogos Olímpicos de Inverno promete muitas conquistas na cidade de Pequim, com belíssimas disputas e comemorações emocionantes. A federação brasileira está preparada para voltar do outro lado do mundo com a medalha inédita colada ao peito de algum atleta.

Publicidade

Leia Também:

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!