Mais do que fazer bem para o corpo e a mente, o esporte tem a capacidade de dar um outro rumo para vida de crianças e jovens. A disciplina, o foco, o espírito de equipe, o exemplo da liderança e da competição saudável que o esporte ensina ficam marcados por toda uma vida. E falo isso por experiência própria, como atleta que fui jogando como goleiro do time juvenil do Flamengo, nos longínquos anos 1980.
Por isso, foi uma satisfação imensa conseguir, através do meu mandato como deputado federal, emendas parlamentares que permitirão a criação, nas regiões serrana e centro-sul fluminense, de 12 unidades das Escolinhas de Futebol Léo Moura, que atuou 10 anos no Flamengo. Um atleta de ponta, ele próprio, um exemplo de superação, eleito por quatro vezes seguidas o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro.
Em geral, para frequentar essas escolinhas, é preciso se deslocar para as grandes capitais e centros urbanos, o que inviabiliza o sonho de muitos jovens. Por isso, é ainda mais recompensador poder ajudar neste processo de interiorização do esporte. As escolinhas que nossas emendas viabilizaram serão montadas em Petrópolis, Paraíba do Sul, Areal, Levy Gasparian, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Vassouras e Três Rios até o final do ano.
A instalação normalmente é estabelecida com apoio dos governos estadual e municipal. Por isso, os locais para funcionamento de estruturas ainda serão definidos na maioria das cidades, mas em Três Rios, por exemplo, serão quatro unidades, sendo que a instalada no Entrerriense Futebol Clube já começou a funcionar. Cada unidade atenderá uma média de 200 crianças e jovens, de cinco a 15 anos, em cinco categorias (fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil e juvenil).
A vida, como já disse, muda com o esporte. O aprendizado nos gramados, tatames, ringues e outros campos de disputa se leva para toda a vida. São ensinamentos de respeito, disciplina, trabalho em equipe, tão necessários na nossa sociedade, principalmente nos dias de hoje.
Comentários: