BRASIL / Camerata Caipira faz apresentações pelo Nova Zelândia
Isabella Rovo e Camerata Caipira, vão levar a diversidade musical brasileira para a Nova Zelândia. Em março, participarão do Festival Cuba Dupa em Wellington com apoio do edital de intercâmbio cultural nº 1 do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo de Goiás.
Os artistas têm shows agendados nas cidades de Auckland, Tauranga, New Plymouth e Wellington, espalhando o colorido, a diversidade e o balanço genuinamente brasileiros em diversos eventos para todas as idades.
Formado por Isabella Rovo (voz e percussão), Victor Batista (viola caipira), Nelson Latif (violão 7 cordas e cavaquinho), Edson Arcanjo (violão) e Sandro Alves (percussão), a Camerata Caipira apresenta um leque de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, emoldurados por uma versão contemporânea por meio de arranjos para cordas, vozes e percussão. Do Nordeste, o grupo toca coco, xote, samba de roda e frevo. Do Norte, as toadas do boi e a sedução do carimbó.
Dos campos do Sul, o bailão popular. Do Sudeste, o choro. Do Brasil Central, os cantos de mutirão, pagode de viola e congadas.
Utilizando-se da viola caipira, cavaquinho, violões de 6 e 7 cordas e percussões, a Camerata Caipira vem provar que é perfeitamente possível amar o melhor da música tradicional e simultaneamente abrir-se a invenções, em uma experimentação sonora que revela a diversidade musical brasileira no sotaque de cada um de seus integrantes.
Isabella Rovo, morou na Nova Zelândia por dois anos, quando realizou um intenso trabalho de divulgação de manifestações tradicionais brasileiras com a banda Brazealand, formada por músicos dos dois países.
Em seu retorno ao Brasil, em 2011, Isabella fundou a Camerata Caipira com a qual já realizou turnês por países como Austrália, Chile, Portugal, Holanda e a própria Nova Zelândia, onde, em 2013, participou do Festival WOMAD.
Sobre a Camerata Caipira: O grupo foi formado no fim de 2011 e logo no ano seguinte participou do Festival Canto da Primavera em Pirenópolis (Goiás) e realizou turnê pelo Chile.
Em 2013 esteve pela primeira vez na Nova Zelândia, apresentando-se no Festival WOMAD, na cidade de New Plymouth, e participando de uma série de eventos na capital do país, como os shows para a Embaixada do Brasil no Teatro Downstage, na Festa Brasil no San Francisco Bath House, no Espaço Cultural Southern Cross e no Festival Aro Valley.
O primeiro álbum do grupo foi gravado em 2014, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do DF, o que possibilitou a divulgação do trabalho na Virada Cultural Paulista, em turnê pela Austrália apresentando-se no Brazilian Day em Sydney, além de shows em festivais pelo Brasil e no Clube do Choro de Brasília, onde apresentou-se por 6 anos consecutivos.
Acompanhe a programação detalhadas nas redes oficiais do grupo @cameratacaipira
Comentários: