Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Notícias/Cultura

FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS NO VALE DO CAFÉ CHEGA À SEGUNDA EDIÇÃO

Os encantos da Sétima Arte começam nesta sexta-feira, dia 16 de junho

FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS NO VALE DO CAFÉ CHEGA À SEGUNDA EDIÇÃO
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VASSOURAS,RJ Festival de Cinema 

Com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (Setur), por meio do secretário Gustavo Tutuca, o Festival de Cinema de Vassouras,  no Vale do Café, realiza a segunda edição no Centro de Convenções General Sombra. A expectativa é que o evento fomente o turismo no Centro-Sul Fluminense entre os dias 16 a 24 de junho. 

Com o apoio da Universidade de Vassouras, além da Light, Fecomercio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o Festival chega trazendo elogios e a promessa de ser mais um sucesso. 
 
Idealizadores, diretores e curadores do evento, os irmãos Bruno e Jane Saglia, trabalham com uma equipe de mais de 40 profissionais. Além dessa estrutura, o Festival abre espaço para a mão de obra local, com a proposta de movimentar o setor.

Publicidade

Leia Também:

“Entendemos que ninguém melhor que os moradores da região para estarem conosco nessa jornada. O Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, pretende seguir promovendo o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propondo ações culturais por meio palestras e debates, promovendo encontros com profissionais do setor, incentivando reflexões sobre os diferentes formatos e discutindo estratégias”, ressalta Jane Saglia, diretora executiva. 
 
Na programação, além de destacar a essência da região, haverá mostras competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros, documentários, animação e filmes curta-metragem brasileiros e regionais.

Há previstos filmes do acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), através de uma programação exclusiva, contando com a presença de profissionais da indústria audiovisual. Serão 492 produções nacionais, representando todas as regiões brasileiras. 

“Essa segunda edição ganha posicionamento internacional, através das conexões com o Los Angeles Brazilian Film Festival (Labriff), que é considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos, e com o Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa. (Festin), um festival de cinema centrado em produções lusófonas, anualmente realizado no cinema São Jorge, em, Lisboa.” Comentou a organização. 

A exemplo da primeira edição, o Festival, conta este ano, com um cronograma exclusivo para estudantes e professores da região. Desta vez, haverá lançamento mundial de filmes, o que promete gratas surpresas, segundo os curadores. 
 
Embora a exibição das produções seja o foco do evento, os irmão Saglia, enfatizaram a “importância  de se promover ações paralelas. A rede de artesanato do Vale do Café, por exemplo, já está se preparou para  produzir produtos temáticos, inspirados no Festival.” 

O público terá a oportunidade de conferir uma programação  interativa e inclusiva, com Podcast, Talk Show, e outras surpresas ao longo do evento.

CARROS ANTIGOS: Haverá ainda em Vassouras, na estação ferroviária, uma Feira de Carros Antigos, no dia 18 de junho, o que amplia as opções de turismo para os visitantes. 

Durante o Festival haverá  um concurso de vitrines temáticas, que fez sucesso na primeira edição. Os Lojistas foram incentivados a decorar suas vitrines  com motivos cinematográficos e um júri irá escolher as melhores produções. 

GASTRONOMIA: Restaurantes foram incentivados a preparar menus inspirados nos filmes e no cinema, fazendo com quem estiver na cidade durante o evento, possa desfrutar os sabores de Vassouras. 

PREMIAÇÃO: Mais uma vez, o Troféu Paulo José, vai homenagear um grande nome do cinema nacional, na noite de abertura do Festival. Porem, a emoção ficará a cargo do Troféu Marco Capute, uma homenagem especial para um projeto de educação Cidade de Vassouras. 

No encerramento haverá apresentações musicais, homenagens, tecnologia e a entrega do Troféu Severino Sombra. 

Um júri especializado escolherá os vencedores do ‘Grão de Ouro’, conferido aos destaques do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. Parceiros do evento também oferecerão prêmios aos vencedores. 

“Nossa expectativa e desejo é de que todos tenham uma experiência única, que vivam a magia do cinema, que mergulhem nas oportunidades que o audiovisual proporciona”, finalizam Bruno e Jane Saglia.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!