RIO DE JANEIRO,RJ Claudio Castro no Sambódromo vira “Garoto Divulgação” das ações do Estado durante do Carnaval
Na segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, as ações do Governo do Estado foram intensificadas. Na Avenida, oito escolas desfilaram, encerrando a etapa da Série Ouro. Atividades para a proteção e segurança de mulheres e crianças, conscientização da direção segura de veículos, combate à dengue e inclusão social, foram destaques na noite deste sábado, dia 10 de fevereiro.
O governador Cláudio Castro conferiu a atuação da Patrulha Maria da Penha -Guardiões da Vida, da Polícia Militar, e prestigiou o lançamento da campanha “Abrace a Diferença: Carnaval para TODOS!”, da Subsecretaria de Estado de Cuidados Especiais, vinculada à Casa Civil.
“O Carnaval é alegria, é respeito, é inclusão. Não é à toa que o Carnaval do Rio é o Maior Espetáculo da Terra. Nesse segundo dia de desfiles, o último da série Ouro, vimos uma festa linda. Montamos uma estrutura com segurança, com ações voltadas para as mulheres e crianças além de operações da Lei Seca, com iniciativas para dar visibilidade a pessoas com deficiência. Tudo isso para que tenhamos um Carnaval ainda mais bonito” afirmou o governador Claudio Castro que fez questão de pessoalmente ajudar na divulgação das ações.
Campanhas de combate à violência contra mulher, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, e da Patrulha Maria da Penha, deram um show no Sambódromo com mensagens de alerta a homens e mulheres para crimes como assédio e importunação.“É muito importante que os homens tenham consciência do não. Nenhum homem tem o direito de nos tocar sem o nosso consentimento” enfatizou a foliã Brenda Moraes. A Operação Lei Seca esteve mais uma vez na Avenida, de olho nos condutores dos carros alegóricos das escolas da Série Ouro. Antes de entrar na Passarela do Samba, motoristas precisaram passar pelo teste do bafômetro.
A ação da Secretaria de Estado de Governo, coordenada por agentes da Lei Seca, ainda vai se repetir durante os desfiles do Grupo Especial, neste domingo e na segunda-feira.“Eu sei da responsabilidade de dirigir esses carros. Além de pesados, levamos pessoas, são vidas que estão lá em cima. Isso é maravilhoso para evitar acidentes como os que ocorreram anos atrás. Agora me sinto preparado para entrar na avenida e dar tudo de mim “ disse Waldir Ferreira, condutor da Arranco do Engenho de Dentro. Os agentes da Lei Seca também estão atuando no Sambódromo com campanhas educativas nos acessos aos camarotes e frisas.
Carnaval inclusivo na Sapucaí: Uma das novidades entre os serviços disponibilizados para o público do Sambódromo foi o Bloco da Inclusão, que divulgou a cartilha inédita “Seja um Folião da Inclusão”, com dicas e atitudes para garantir uma festa segura e divertida para todos. Formado somente com pessoas com deficiência, o bloco fez diferentes ativações na Sapucaí durante o lançamento da campanha. “Abrace a Diferença: Carnaval para TODOS!”, que tem como objetivo dar visibilidade e protagonismo às pessoas com deficiência. A iniciativa é realizada em parceria com o RioSolidario.
Mais segurança para crianças: Além do enfoque na proteção às mulheres, o Governo do Estado realizou ações também em prol da segurança das crianças e jovens. A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) distribuiu mais de 3500 pulseiras de identificação nos dois primeiros dias de desfiles.
A ação, que será realizada durante todos os dias do Carnaval, ocorreu no Sambódromo e na Central do Brasil e tem o intuito de prevenir os casos de desaparecimentos. A ação está vinculada ao Programa SOS Crianças Desaparecidas, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para evitar acidentes envolvendo menores na dispersão, equipes da FIA também acompanharam até a Praça Onze, durante toda a noite, os carros alegóricos que deixavam a avenida.
Comentários: