RIO DE JANEIRO, RJ -Turismo puxa e ajuda a aquecer a economia do Estado do Rio de Janeiro
Com seus 618 metros acima do nível do mar, Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, já está a todo vapor, colhendo os frutos de investimentos feitos no Turismo nos últimos anos. Sempre com o apoio e parceria do Governo do Estado. Um desses projetos, já em atividade há alguns meses, é a Maria Fumaça, o Único Trem Turístico em Atividade no Estado do Rio.
“Parcerias com o Governo do Estado em diversos setores têm sido essenciais para a transformação radical que nossa querida Miguel Pereira tem experimentado. Nosso orgulho voltou. A Maria Fumaça celebra a história de Miguel Pereira e do Estado, e vai trazer ainda mais desenvolvimento para o nosso município”, comentou o prefeito André Português. É apenas um exemplo do vem ocorrendo em diversos pontos turísticos de Miguel Pereira e de todo o Estado do Rio.
Fórum Regional de Turismo do Vale do Café: Aliás, a Secretaria Estadual de Turismo, SeturRJ, escolheu justamente Miguel Pereira, para sediar na primeira quinzena de abril, mais uma edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense (Edição Vale do Café). O encontro ocorreu no Hotel Guararapes, e reuniu autoridades, lideranças municipais, estaduais, além de representantes da cadeia produtiva regional do Vale do Café.
O evento teve o objetivo de debater o potencial turístico dos municípios da maior região turística do Estado. A ação contou com apresentações culturais, uma área destinada ao Artesanato e outra aos produtos regionais, onde os 14 municípios do Vale do Café apresentaram seus atrativos. “A região do Vale do Café tem sido referência para o turismo em todo estado, seja como exemplo de transformação através do turismo ou pela alta ocupação hoteleira nas cidades. O fato é que a cada fim de semana, a cada feriado, o Vale do Café se consolida como um dos destinos mais procurados pelos turistas. O Fórum Regional do Turismo é um momento muito importante, de debate e troca de experiências, envolvendo toda a cadeia produtiva do setor e as equipes técnicas da Setur-RJ” explicou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.
Também esteve presente ao Fórum, o Assessor Especial da SeturRJ e Coordenador das Ações Turísticas no Vale do Café, Wanderson Farias. Entre os vários painéis no Fórum, um deles teve foco nas “Experiências no Vale do Café”. Wanderson apresentou dados históricos de uma das regiões mais importantes do chamado “Período Econômico do Ouro Verde” que norteou o Vale do Café no século 19. Informações históricas que, somadas a outras produções artesanais da atualidade, vem sendo resgatadas e unificadas pela SeturRJ, e inseridas em ações atuais para fortalecer e incentivar o turismo na Região.
“As várias Rotas do Vale do Café que vem sendo criadas na região, com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, e que com a orientação do nosso Secretário Tutuca, estamos coordenando, estão se mostrando eficientes no aquecimento do Turismo de experiências. Estre essas ações estão as Rotas do Café, da Cachaça, o Queijo Artesanal, a Cerveja e também a Roda dos Girassóis. Essas Rotas estão atraindo cada vez mais visitantes que movimentam a economia e geram empregos” disse o Assessor da SeturRJ
APL do Vale do Café: O Arranjo Produtivo Local do Vale do Café, criado recentemente com o apoio da Setur, engloba, além dos produtores de Queijos, fazendas produtoras de Café e também de Cachaça. O Arranjo conta com as participações, além da Setur, das Secretarias Estaduais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, do Sebrae, Ascarj e Sicomercio. O APL tem como objetivo, apoiar quem produz e atrair novos produtores, unindo atividade turística com agricultura, movimentado a Economia da região.
Rota do Vale:Também criado com o apoio da Setur, a Rota do Vale tem como proposta oferecer aos Turistas uma experiência turística com gastronomia rural. Através de um passeio de um dia, os visitantes conhecem uma Fazenda Histórica do Século XIX que produz Café, uma propriedade de Queijos Artesanais e por fim um alambique com cachaças premidas.
Rota do Queijo: Os incentivos e apoios aos Produtores de Queijos Artesanais de Valença, estão incrementando e ajudando a fortalecer o Turismo na região do Vale do Café. Todos, de uma forma ou outra, vem sendo reconhecidos nacionalmente, e em algumas ocasiões, mundialmente, como os melhores produtores do segmento. No ano passado, na França, a região ficou com Medalha de Ouro. Valença, também recebeu o título de Capital Estadual do Queijo.
“A Rota do Queijo surgiu como forma de atrair os amantes dessa maravilha gastronômica que são os queijos e outros derivados. O nosso Secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, sempre teve um olhar especial para o nosso Vale do Café e nos confiou o desafio de movimentar toda essa região.” Comentou Wanderson Farias.
Festivais pelo Interior: Os Festivais estão ganhando cada vez mais espaço nas programações desenvolvidas e apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da SeturRJ. São atrativos que recebem milhares de turistas.
Festival Vale do Café: O Festival Vale do Café, que depois de um período em baixa, foi retomado em 2023 e teve bons resultados. Para 2024, o Formato para a 19ª edição, será ampliado para dois finais se semana e deverá contar com um maior número de participações de Fazendas Históricas o que deve movimentar ainda mais Hotéis e Restaurantes.
Festival de Gastronomia Delícias do Vale: O Festival terá a versão “Virtual” onde bares e restaurantes de várias cidades poderão participar, oferecendo pratos típicos da região. Os turistas terão acesso às informações de cada local onde haverá os pratos.
Versão Física do Festival Delícias da Roça: Entre os dias 07 e 09 de junho, na cidade de Pirai, também será realizada uma Feira onde haverá gastronomia com a participação dos Produtores de Café, Cachaça e Queijo Artesanal dom Vale do Café. No local, terá exposição e venda de produtos típicos da região, artesanato e apresentações musicais. Haverá também degustação de produtos e shows gratuitos.
3º Mundial do Queijo 2024: No 3º Mundial do Queijo, em São Paulo, realizado no final da primeira quinzena de abril, em São Paulo, os produtores de Valença, foram os que mais receberam prêmios. Eles conquistaram 27 medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Estiveram presentes na competição, por exemplo as Queijarias Du’Vale, Latte Buono, Sítio Vale dos Ventos e Capril do Lago. O grande vencedor na categoria ‘Doce de Leite’ foi o a Queijaria Du’Vale com a Medalha de Ouro como melhor doce do Mundo.
O Prêmio foi entregue à Rodrigo do Vale, pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anfitrião do Evento. “Estou ainda muito emocionado com essa premiação. E esse prêmio é de todos lá do Du’Vale em Valença que também estão muito emocionados por produzirmos o Melhor Doce de Leite do Mundo. Quero agradecer ao Sebrae e principalmente ao Secretário de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca e ao Assessor Especial da Setur Wanderson Farias, que são os grandes incentivadores da nossa região. Tem muitos outros agradecimentos a todos que torcem por nós” disse emocionado Rodrigo.
André Corrêa - Apoio da Alerj: O deputado André Corrêa, autor de Leis na Assembleia Legislativa do Estado do Rio, que apoiam o setor queijeiro, também comemorou o resultado obtido pelos produtores valencianos.
“Como autor da Lei do queijo artesanal e do projeto que reconhece o queijo artesanal valenciano como patrimônio cultural do estado, com muito orgulho recebo as notícias que a minha querida Valença é a cidade brasileira mais premiada do Mundial do Queijo realizado em São Paulo. No final, Valença conquistou mais premiações do que quase todos os estados inteiros e isso é motivo de muita alegria”, destacou André Correa.
Rio se destaca na WTM Latin America, em São Paulo: O Rio de Janeiro foi um dos principais destaques da edição de 2024 da WTM Latin America, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de abril. A Secretaria Estadual de Turismo esteve presente com um estande próprio, com 120m2, e contou com a participação de mais de 50 coexpositores.
Foram municípios, operadores de turismo, atrativos turísticos, conventions e hotéis, que puderam vender seus produtos e destinos numa das maiores feiras do segmento. A degustação de queijos e cachaças premiados, vindos do Vale do Café; o matte e o biscoito Globo direto da praia; e uma apresentação de jazz do Blue Note Rio, foram algumas das ativações propostas pelo Rio de Janeiro para promover o turismo de experiências. “O Rio de Janeiro mais uma vez foi protagonista na WTM. Nosso estande não ficou um minuto vazio, sendo muito procurado por operadores, agências e profissionais de diversas áreas do turismo. Seguimos trabalhando pelo turismo de todo o estado, colocando as 12 regiões turísticas na prateleira, fomentando a geração de negócios, emprego e renda” disse o secretário Gustavo Tutuca.
Fornatur debateu avanços nas políticas públicas: Entre as atividades da WTM, houve a primeira reunião de 2024 do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Fornatur, quando foram debatidos importantes temas como o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), regulamentação do Airbnb, Feirão do Turismo, Salão do Turismo, entre outros. O Secretário Tutuca participou de mais de 10 reuniões com OTAs, companhias aéreas, operadores de turismo, organizadores de eventos, empresas de tecnologia e autoridades do Chile e do Ministério do Turismo. “Avançamos muito nas tratativas em uma das principais frentes de trabalho que planejamos para este ano, que é a promoção e a análise de dados de inteligência de mercado em parcerias com as OTAs” explicou Tutuca.
Números da WTM: Ao todo, mais de 25 mil profissionais e 620 empresas expositoras do setor de viagens e turismo, de mais de 40 países, estiveram presentes na WTM Latin America. Dos visitantes, 94% são da América Latina e 6% de outras regiões do mundo. Proprietários, gerentes e diretores representam 60% dos cargos. Dos expositores, 47% são do Brasil, 25% de países das Américas, 16% da Europa, 8% da África e Oriente Médio e outros 4% da Ásia.
“É realmente muito gratificante perceber que o Estado do Rio de Janeiro, vem sendo conhecido e reconhecido, como um dos principais Polos Turísticos do Mundo. O trabalho que vem sendo desenvolvido por nossa equipe do Turismo, com todo apoio do nosso Governador Claudio Castro, gera excelentes resultados. E poder mostrar exemplos, como esses dos nossos Queijos, Cachaças e Café, premiados como melhores do mundo, faz com que a gente continue cada vez mais nesse sentido. E vamos seguir apoiando as 12 regiões turísticas do Estado, cada uma com sua característica e vocação. Já sabemos que essas ações no Vale do Café, servem de referência.” Finalizou Gustavo Tutuca, Secretário Estadual de Turismo.
Comentários: